AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

We Effect visitou, recentemente, um grupo de poupança denominado “SIKADZA KHOKHA” em Tete

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email

A Oficial de Programa da We Effect, Lina Evaristo da Silva, visitou, recentemente, um grupo de poupança denominado “SIKADZA KHOKHA” constituído por mulheres de diferentes idades, residentes no Distrito de Chiuta, Povoado de Zuze Canhama, em Tete.

A visita tinha como objectivos fazer a monitoria das actividades e avaliar o nível de implementação de programa de financiamento das associações apoiadas pela AGIR.

Durante a visita, a oficial de programa interagiu com membros das associações e debaterem sobre a vida financeira, a forma de organização e avaliaram os resultados que estão a obter com os fundos da We Effect.

Neste encontro foi informada sobre o funcionamento deste grupo criado em 2016 com o objectivo de melhorar a vida da comunidade que vivem naquela região através de atribuição de fundo para o desenvolvimento de actividades de geração de renda.

Esta associação foi formado pela UPCT possui estatutos que orientam o funcionamento deste grupo.

Disse ainda que preferem que o grupo seja constituído apenas por mulheres alegadamente porque os homens podem desorganizar, pois não tem bons hábitos de poupança pois podem não devolver o dinheiro de empréstimo.

Para além do encontro a equipa dirigida pela Oficial de programa, assistiu também um teatro do grupo teatral local denominado “Khassu Ndichilombo” que significa enxada é bicho. O grupo teatral composto por 10 membros, sendo cinco jovens de sexo feminino. A principal mensagem do grupo é de aconselhar os membros a não fazer queimadas descontroladas, mas sim produzir usando a cobertura morta para minimizar os efeitos das mudanças climáticas e também para baixar os custos de produção através da redução de número de regas por mês.

O grupo teatral chama atenção também  aos membros para que tenham duas machambas, sendo uma na zona baixa e a outra na alta, isto para minimizar os efeitos das mudanças climáticas porque no caso das inundações vai produtos na machamba de sequeiro e havendo estiagem vai fazer agricultura na terra irrigada.

Outros artigos:

Close Menu