AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável
É um programa de apoio e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC´s) Moçambicanas, cuja primeira fase de implementação decorreu de 2010 a 2014. Desde Janeiro de 2015 até Dezembro de 2020 decorre a segunda fase, com a duração de seis anos, tendo a Embaixada da Suécia como seu principal financiador, com apoio suplementar das Embaixadas da Dinamarca e Países Baixos.
Ao fortalecer a capacidade das OSC´s para assegurarem uma maior participação pública nos processos de desenvolvimento, na promoção do acesso à informação, na exigência da prestação de contas do governo, na luta contra a corrupção, na monitoriadas políticas governamentais e na promoção do respeito pelos direitos humanos dos pobres e marginalizados, incluindo igualdade de género, o AGIR espera contribuir para uma melhor governação e uma democracia mais profunda e mais inclusiva em Moçambique.
Durante a segunda fase, o AGIR irá trabalhar com quatro agências de coordenação e responsáveis pelos sub-programas abaixo listados, nomeadamente – IBIS Moçambique, doravante IBIS, DIAKONIA, OXFAMNOVIB e WEEFFECT. Estas agências, designadas Intermediárias, irão, por sua vez, apoiar financeira e tecnicamente cerca de 70 OSC´s de todo o país cujas áreas temáticas e planos estratégicos vão ao encontro das áreas temáticas do AGIR: