AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

Primeiro diálogo e capacitaçao de parceiros sobre prevenção e combate à corrupção nas organizações da sociedade civil

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email

DIÁLOGO DE PARCERIAS

DIAKONIA – Intermediária Do #ProgramaAGIR, organiza o primeiro diálogo e capacitaçao de parceiros sobre prevenção e combate à corrupção nas organizações da sociedade civil.

Encontram-se reunidos hoje e amanhã, 04 e 05 de Dezembro, em Maputo, os parceiros do #ProgramaAGIR, pela Intermediária Diakonia, para aquele que é o primeiro diálogo entre as partes sobre a prevenção e combate à corrupção nas organizações da sociedade civil.

Actualmente Moçambique regista nova queda no Índice de Percepção da Corrupção, segundo a avaliação feita pela organização não-governamental Transparência Internacional. Para o Centro de Integridade Publica de Moçambique (CIP), organização parceira do #ProgramaAGIR, estes resultados demonstram que a acção anticorrupção no país não está a produzir efeitos. Apesar de o país ter permanecido na posição 157ª, alcançada no ano passado, Moçambique piorou sua pontuação, de 27 para 25 (100 pontos país livre de corrupção). Esta é a maior queda do país em dois anos consecutivos, desde que este índice começou a ser produzido e publicado em 1995.

Este primeiro encontro tem por objectivo melhorar a eficácia, eficiência e sustentabilidade das organizações e projectos de desenvolvimento, financiados pelo #ProgramaAGIR, por via da prevenção, gestão de risco e resposta adequada à incidência de corrupção nas organizações. Ao fim dos dois dias de trabalho, as organizações parceiras participantes deverão poder enquadrar o conceito de corrupção no âmbito de cooperação para o desenvolvimento e contextualizá-lo à nossa realidade. Perspectiva-se ainda a criação de um mecanismo proactivo e permanente de prevenção e tratamento de casos de ocorrência de corrupção no AGIR e clarificar as necessidades de capacitação das organizações para operacionalizarem mecanismos anticorrupção.

A Diakonia é umas das quatro organizações intermediárias do #ProgramaAGIR e concentra os seus trabalhos nas áreas de direitos humanos, democracia, paz e reconciliação e justiça social e económica. O #ProgramaAGIR encontra-se na sua segunda fase de implementação, 2015-2020, e conta com o apoio financeiro das embaixadas da Suécia e do Reino dos Países Baixos.

Outros artigos:

agir

agir

O AGIR – Acções para Uma Governação Inclusiva e Responsável, é um programa de apoio e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC´s) Moçambicanas, cuja primeira fase de implementação decorreu de 2010 a 2014. Desde Janeiro de 2015 até Dezembro de 2020 decorre a segunda fase, com a duração de seis anos, tendo a Embaixada da Suécia como seu principal financiador, com apoio suplementar das Embaixadas da Dinamarca e Países Baixos.

Deixe o seu comentário

Close Menu