AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

Na Celebração do Dia Mundial das Florestas

KUWUKA, organização parceira da OXFAM IBIS, inaugura e entrega estufa comunitária de Manhangane, em Matutiene – Província de Maputo.

A KUWUKA JDA em colaboração com o governo do distrito de Matutuine, através dos Serviços Distritais de Actividades Económicas (SDAE), está a implementar o projecto de Fortalecimento das Capacidades das Comunidades Locais para Gestão Sustentável dos Recusrsos Florestais, Conservação Ambiental e Reflorestamento na Comunidade de Manhangane, visando contribuir para melhoria da capacidade de maneio sustentável de recursos florestais, conservação da biodiversidade, adaptação e mitigação dos efeitos de desflorestamento e das mudanças climáticas, na localidade de Manhangane, distrito de Matutuine, em Maputo. Foi nesse âmbito que procedeu ontem, 21 de Março – Dia Internacional das Florestas, à inauguração e entrega oficial da estufa comunitária e entrega de kits de apoio à comunidade da localidade de Manhangane, através do Fórum dos Comités Comunitários de Gestão dos Recursos Naturais.

Durante os últimos anos, o projecto revitalisou e capacitou Comités de Gestão Comunitária dos Recursos Naturais, promoveu a construção de uma estufa comunitária com o objectivo de reflorestar a localidade de Manhangane através de viveiros comunitários com acções demonstrativas de recuperação de ecossistemas e adaptação e mitigação das mudanças climáticas. Adicionalmente, os Comités de Gestão dos Recursos Naturais, foram treinados sobre agricultura de conservação como forma de aumentar a produção e produtividade, reduzir do desflorestamento, queimadas descontroladas e incentivar a conservação ambiental.

Participaram na cerimónia, o Chefe do Posto Administrativo de Catuane, membros dos Fórum dos Comités Gest|ao dos Recursos Naturais, comunidades locais, professores e alunos da Escola Primária Completa de Mnahangane, parceiros e mídia.

A KUWUKA JDA é uma organização da sociedade civil que conta com apoio financeiro do #ProgramaAGIR, intermediado pela OXFAM através do Subprograma AICE, e que visa contribuir para o desenvolvimento integrado e sustentável, advocando para a promoção da justiça social, económica, ambiental, governação participativa na gestão de terra, recursos naturais, consciencialização e capacitação da sociedade para activa participação na busca de soluções face aos desafios do presente e do futuro para o bem-estar, com justiça social, económica e ambiental.

Partilhe este artigo

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email
AGIR

AGIR

O AGIR – Acções para Uma Governação Inclusiva e Responsável, é um programa de apoio e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC´s) Moçambicanas, cuja primeira fase de implementação decorreu de 2010 a 2014. Desde Janeiro de 2015 até Dezembro de 2020 decorre a segunda fase, com a duração de seis anos, tendo a Embaixada da Suécia como seu principal financiador, com apoio suplementar das Embaixadas da Dinamarca e Países Baixos.

Close Menu