AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

Intermediárias do #PROGRAMAAGIR promovem o 1º Encontro Anual de Apoio à Observação Eleitoral de Parceiros

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email

2019 é ano eleitoral em Moçambique e vários actores sociais já se fazem ao trabalho. Tem lugar hoje em Maputo o primeiro encontro de apoio à observação eleitoral de parceiros do #PROGRAMAAGIR.

O encontro visa apoiar os parceiros que irão trabalhar em processos de observação eleitoral e se enquadra nas iniciativas das Organizações Intermediarias, nomeadamente Diakonia, OXFAM e We Effect, em reforçar a capacidade institucional dos seus parceiros, tendo em vista o cumprimento das suas missões com sucesso.

As organizações parceiras do AGIR tem intervindo nos processos eleitorais, seja através de iniciativas singulares ou ainda em plataformas com outras organizações para conferir maior credibilidade e transparência dos processos eleitorais. Contudo, o cumprimento deste quadro impõe, dentre outros, desafios, necessidades de capacitação, melhor coordenação, sinergias e demais.

Os objectivos do encontro passam por reforçar as capacidades das organizações parceiras para melhor implementação das iniciativas sobre observação eleitoral, criar um espaço de dialogo entre os parceiros sobre as iniciativas de observação eleitoral, estimular debates sobre inovações que facilitem e melhorem a credibilidade da observação e dialogar com os parceiros sobre a visibilidade do AGIR nas iniciativas de intervenção e incluindo de observação eleitoral.

Espera-se que com esta iniciativa as organizações parceiras tenham a sua capacidade institucional reforçada para que possam conferir ao processo de observação eleitoral mais coordenação, credibilidade e visibilidade, neste caso em particular, dos principais intervenientes neste processo.

Participam do encontro as Intermediárias do #PROGRAMAAGIR, parceiros de implementação e de desenvolvimento, especificamente os doadores do AGIR, as Embaixadas da Suécia e do Reino dos Países Baixos.

O encontro é baseado num modelo de mesa redonda, com discussões abertas entre os participantes, com facilitação das Organizações Intermediarias.

Outros artigos:

agir

agir

O AGIR – Acções para Uma Governação Inclusiva e Responsável, é um programa de apoio e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC´s) Moçambicanas, cuja primeira fase de implementação decorreu de 2010 a 2014. Desde Janeiro de 2015 até Dezembro de 2020 decorre a segunda fase, com a duração de seis anos, tendo a Embaixada da Suécia como seu principal financiador, com apoio suplementar das Embaixadas da Dinamarca e Países Baixos.

Deixe o seu comentário

Close Menu