AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

Gender Link engajada na promoção da igualdade de género

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email

A Gender Links Moçambique, parceira do Programa AGIR, promoveu nos dias 15 e 16 de Março uma capacitação sobre o papel da media no avanço à igualdade do género rumo aos pleitos eleitorais.

A capacitação visava preparar jornalistas em matérias relacionadas com o papel da comunicação social no avanço à igualdade do género rumo às eleições autárquicas, desafios da cobertura eleitoral na perspectiva do código de ética e deontologia, bem como cobrir questões do género durante o processo eleitoral.

A capacitação visou ainda  dotar os profissionais de comunicação social em metodologias e estratégias a seguir para permitir uma maior interacção, participação nos  pleitos eleitorais.

Reflectir com os órgãos de comunicação social sobre o papel da media nos pleitos eleitorais, criar espaços de reflexão sobre o papel da imprensa no avanço à igualdade do género, bem como colher percepções dos desafios que a comunicação social enfrenta para editar e publicar assuntos do género foram outros temas abordados na capacitação.

A formação esteve enquadrada no processo de implementação do Protocolo da SADC sobre género e desenvolvimento e juntou jornalistas da zona sul do país.

Antes da capacitação dos profissionais de comunicação social, a Gender Link juntou políticos de partidos com representação parlamentar para discutir a descentralização política e as oportunidades para o fortalecimento e liderança política de mulher.

Esta iniciativa enquadra-se no plano de actividades da organização para 2018 e teve como foco a formação e capacitação de Ligas Femininas dos partidos com assento no Parlamento, com vista a reverter a disparidade que se verifica no presente cenário em que, dos 53 Municípios existentes, somente cinco são dirigidos por mulheres.

A Gender Links Moçambique é uma organização não governamental comprometida com a causa da igualdade de género e justiça em conformidade com os dispositivos do Protocolo da SADC sobre Género e Desenvolvimentoassinado pelos Estados Membros da SADC em Agosto de 2016.

Outros artigos:

Close Menu