AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

Embaixada da Suécia Reconhece os Avanços da Sociedade Civil Moçambicana no Debate Público/ Cidadania

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email

Malin Lundberg chefe Adjunta de cooperação da Embaixada da Suécia, enalteceu na manhã de hoje, a parceria Moçambique Suécia através do programa AGIR no Forum Consultivo anual 2019.

“Sentimo-nos orgulhosos pela longa história de colaboração que temos com este programa, fruto do importante contributo da plataforma da sociedade civil da Suécia e da Holanda” disse a Representante.

Durante a seu discurso Malin reconhece avanços alcançados pela sociedade civil moçambicana como fruto do seu trabalho e recomenda o cometimento de todos para o desenvolvimento do pais e para a manuntencao da paz efectiva, sem distinção de sexo,idade, religião ou cor ideológica .

“A Democracia e Direitos Humanos são um pilar fundamental da política sueca ao longo dos anos e acreditamos que a sociedade civil pronta e dinâmica tem um papel importante para o desenvolvimento de qualquer pais no mundo. Ao longo dos anos, da existência da Sociedade Civil Moçambicana, podemos observar que esta, tem consolidado o seu lugar no debate público da cidadania moçambicana, tem se mostrado relevante na construção de uma Sociedade Civil activa e interventiva bem como, no aumento do conhecimento da sociedade sobre os seus direitos e deveres. No entanto, como estamos num mundo de constantes mudanças na esfera social e política é importante que os ganhos alcançados nas últimas décadas, sejam salvaguardados para que os Direitos Humanos sejam protegidos e respeitados” Disse a interlocutora.

Refira-se que em Dezembro de 2020 termina o AGIR II e está-se ainda em discussão sobre que tipo de programa irá seguir o AGIR II, suas modalidades ou mecanismos a adoptar.

A actividade acontece no “The Matola Hotel” e termina amanhã 22 de Agosto.

Outros artigos:

agir

agir

O AGIR – Acções para Uma Governação Inclusiva e Responsável, é um programa de apoio e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC´s) Moçambicanas, cuja primeira fase de implementação decorreu de 2010 a 2014. Desde Janeiro de 2015 até Dezembro de 2020 decorre a segunda fase, com a duração de seis anos, tendo a Embaixada da Suécia como seu principal financiador, com apoio suplementar das Embaixadas da Dinamarca e Países Baixos.

Deixe o seu comentário

Close Menu