AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

CENTRO DE ESTUDOS DE DEMOCRACIA E DESENVOLVIMENTO (CEDE), PARCEIRO DO #PROGRAMAAGIR, LANÇA PLATAFORMA DE OBSERVAÇÃO ELEITORAL

Share on facebook
Facebook
Share on google
Google+
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on print
Print
Share on email
Email

[vc_row][vc_column][vc_column_text]Os partidos Políticos têm contestado os processos eleitorais destes 1994 e os eleitores têm participado de forma ordeira nos mesmos.

Entretanto, desde 1994 a 2014 observadores nacionais e internacionais têm constatado irregularidades tanto no recenseamento como na campanha, na votação bem como na contagem e no apuramento dos resultados, mas que estas não afectam a validade do resultado final. No entanto, este veredicto não tem sido acolhido pelos partidos políticos que não venceram o escrutínio, o que tem resultado na emergência de violência pós-eleitoral.

Esta foi a motivação primeira que levou a que em 2003, o CEDE se juntasse a outras organizações da sociedade civil na então Plataforma denominada »Observatório Eleitoral» para efectuar uma observação nacional integral que incluía a contagem paralela de votos e oferecesse uma ferramenta alternativa de credibilização dos resultados eleitorais.

Hoje, e na ausência do »Observatório Eleitoral», e mantendo-se, entretanto premente a tarefa e o dever cívivo de contribuir para a credibilização dps processos eleitorais e a legitimação do acto político-eleitoral, o CEDE voltou a convidar as organizações da Sociedade Civil para em Plataforma assumirem a responsabilidade de acompanharem os processos eleitorais que se avizinham na íntegra, portanto, desde o recenseamento, campanha, votação, contagem e o apuramento dos resultados.

O CEDE é uma organização apartidária e sem fins lucrativos fundada em 1999 para dar a sua contribuição no processo de construção de uma paz sustentável e promover a estabilidade política em Moçambique e é parceiro do #ProgramaAGIR pela intermediária Diakonia.[/vc_column_text][vc_column_text][FAG id=475][/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Outros artigos:

Close Menu