AGIR – Programa de Acções para uma Governação Inclusiva e Responsável

09 de Junho: Dia Internacional de Arquivos “Arquivos, Cidadania e Interculturalismo”

[vc_row][vc_column][vc_column_text]

09 DE JUNHO: DIA INTERNACIONAL DE ARQUIVOS
“ARQUIVOS, CIDADANIA E INTERCULTURALISMO”

Moçambique celebra desde 2012 esta data (09 de Junho) com várias iniciativas que vão desde palestras, debates, visitas a arquivos, inauguração de empreendimentos destinados à gestão de documentos e arquivos do Estado, exposições de documentos arquivísticos, dente outras.

As comemorações deste ano, 2017, em Moçambique decorrem sob o lema “O Papel dos Arquivos na Preservação da Memória Institucional da Administração Pública” – o mesmo que orienta a 2ª Campanha Nacional de Avaliação de Documentos da Administração Pública, que decorre desde Junho de 2015 a Junho de 2018.

As cerimonias centrais decorrem hoje, 09 de Junho, no Centro de Conferências Joaquim Chissano, sob égide do Ministério da Administração Estatal e Função Pública, parceiro estratégico do #ProgramaAGIR pela Intermediária IBIS.

Importa referir que esta data foi instituída pela Assembleia Geral do CIA – Conselho Internacional de Arquivos, realizada no Quebeque (Canadá), em Novembro de 2007. Foi escolhida esta data, por ter sido precisamente a 9 de Junho de 1948 que a UNESCO criou o CIA – Conselho Internacional de Arquivos.

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Partilhe este artigo

AGIR

AGIR

O AGIR – Acções para Uma Governação Inclusiva e Responsável, é um programa de apoio e capacitação das Organizações da Sociedade Civil (OSC´s) Moçambicanas, cuja primeira fase de implementação decorreu de 2010 a 2014. Desde Janeiro de 2015 até Dezembro de 2020 decorre a segunda fase, com a duração de seis anos, tendo a Embaixada da Suécia como seu principal financiador, com apoio suplementar das Embaixadas da Dinamarca e Países Baixos.

Close Menu